sábado, 12 de outubro de 2013

Pica-Pau



Super população.
Eles chegam e fazem a maior algazarra.
Aparecem sempre pela manhã, bem cedinho.



Fotos - Lourdinha Vilela.

,No Brasil encontramos 47 espécies da família picidae.
Os pica-paus são aves relativamente fáceis de que se identificar na natureza pelo observador de aves, pois possuem uma característica muito especial: são hábeis “cavadores de buracos em troncos”, o que fazem com o forte bico, a procura de alimentos.
Sua língua é vermiforme e muito longa, sendo um eficiente instrumento para a coleta de insetos que ficam no interior dos “furos que faz na madeira”.
Normalmente os machos distinguem-se das fêmeas por possuírem “bigode” (estria malar) normalmente vermelho ou mancha desta cor na nuca.
A cauda é utilizada como órgão de apoio para que fique verticalmente nos galhos.
São aves que nidificam em ocos de árvores, os quais cavam com seus fortes bicos.
Vocalizam de forma estridente, sendo por isto conhecidos por “gritadores”, utilizando o “tamborilar” como meio de comunicação. O “tamborilar” é quando a ave bate em um troco de arvore oco produzindo um som parecido com uma batida que chega a alcançar grandes distâncias na floresta. Parece que serve também para delimitar território.
Os pica-paus maiores como dos gêneros Celus, Dryocopus, Colaptes e Melanerpes possuem um vôo característico ondulado, que os denuncia a distância, ficando fácil ao observador identifica-los. Já os pequenos Picumnus vivem praticamente no meio das folhagens e voam pequenas ditâncias, praticamente pulando de galho em galho.
Em vista de nidificarem em ocos de árvores, os grandes pica-paus encontram-se em declínio populacional devido a derrubada das florestas ou de arvores grandes em florestas remanescentes, por ficarem impossibilitados de procriar.

6 comentários:

  1. Bom dia Lourdinha
    Linda postagem .As aves têm o dom de nos encantar pela beleza de sua plumagem e teus hábitos peculiares. “Hoje o dia amanheceu radiante só para te fazer feliz. Então liberte a criança que existe dentro de você... Cante, brinque, sorria para a vida. Ser criança é a melhor coisa do mundo! Feliz “Dia das crianças!” Que o teu feriado seja recheado de grandes alegrias.
    Beijos com sabor de infância
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gracita.
      Verdade ser criança é a melhor coisa do mundo. e temos que imita-la para preservarmos, a felicidade.

      Excluir
  2. Você tem um olhar amoroso à natureza e uma boa perícia fotográfica...transmite paz.. Bom sentir de perto tanta beleza e obrigada pele generosidade de compartilhar nesse belo blog.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Guaraciaba, é um prazer compartilhar. Volte sempre.bjs

      Excluir
  3. Lourdinha, moro numa chácara e adoro a passarada barulhenta. Num pilar da casa, tem um ninho de sabiá, onde a futura mamãe, vem cantar para os ovinhos. Fico olhando e meus olhos marejam de emoção. E na casa de minha tia, um pica-pau tenta furar um pedaço de lata que existe no alto do poste e faz um barulhão. Os passarinhos são adornos da natureza, mas, seres insensíveis e desalmados, insistem em prendê-los em gaiolas. Um beijo e bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shirley,
      Eu adoro esse contato com a natureza. Observo e fotografo tudo o que vejo.. Ainda não pude me mudar para a chácara, mas pretendo assim que meu filho mais novo se case.Por enquanto só vou aos fins de semana, mas já é para mim uma alegria imensa.Também adoro pássaros e os outros bichinhos.Os pica-paus, em certas épocas, aparecem em bando, e fazem a festa. Obriga Shirley . bjs.

      Excluir